O ano era 1983 e Silvio de Abreu escrevia uma novela de imenso sucesso: "Guerra dos Sexos". Após o término, a trama ficou na história da teledramaturgia e jamais foi esquecida. Devido a essa ótima repercussão alcançada, o autor teve a ideia de fazer um remake de sua obra, que começou a ser exibida no final de 2012. Só que ninguém imaginaria que uma atriz viveria exatamente a mesma personagem que interpretou na primeira versão. E a pessoa em questão é Marilu Bueno, que voltou a viver a impagável Olívia.
A atriz, que já havia brilhado na primeira versão, voltou a se destacar e rouba a cena quando aparece no castelo de Charlô e Otávio. Marilu Bueno faz uma ótima dobradinha com Irene Ravache e diverte quando está contracenando com Tony Ramos, cujo personagem sempre grita com a coitada. Embora seja uma mera coadjuvante, ela consegue mostrar a que veio nas poucas vezes em que aparece. A empregada sempre tem boas tiradas e sua cara de assustada é hilária. E ainda que seja o mesmo papel, é possível enxergar pequenas diferenças na composição. Marilu fez questão de dizer que não está imitando o que fez anos atrás, o que é uma atitude louvável, afinal, não é bom para a atriz se limitar exclusivamente ao que já foi feito em 83.
Silvio de Abreu já reviveu muitos personagens que fizeram sucesso em suas novelas. Dona Armênia (Aracy Balabanian) e suas 'filhinhas' (Marcello Novaes, Gerson Brener e Jandir Ferrari) caíram na boca do povo na época de "Rainha da Sucata" e acabaram voltando em "Deus nos Acuda". Já o inesquecível Jamanta (Cacá Carvalho) ganhou
importância de protagonista em "Torre de Babel" e, devido ao carinho que recebeu do público, foi trazido de volta anos depois em "Belíssima". Agora, foi a vez da hilária Olívia reencarnar. Porém, ao contrário do que aconteceu nos casos citados, a atriz voltou a interpretar a personagem exatamente na mesma novela que ela havia surgido. Não deixa de ser uma novidade e uma ousadia de Silvio.
Marilu Bueno é uma atriz que já participou de inúmeras novelas e tem uma longa e respeitável carreira. Recentemente ela pôde ser vista também na reprise de "Da Cor do Pecado", quando interpretou a secretária Stela. Mas ela também brilhou em "Dona Beija", "A Gata Comeu", "Caça-Talentos", "Quatro por Quatro", "O Quinto dos Infernos", "Sítio do Pica-Pau Amarelo" entre tantos outros trabalhos.Em 2006 acabou indo para Record e participou de duas novelas da emissora: "Bicho do Mato" e "Chamas da Vida". Graças ao convite de Silvio de Abreu voltou à Globo para integrar o timaço de "Guerra dos Sexos".
Tem sido um prazer ver essa grande atriz se destacando novamente vivendo uma personagem que divertiu tanto no passado. Pena que com a saída temporária de Tony Ramos (pois o autor optou por manter a história de 83 --- quando Paulo Autran sofreu um infarto, precisando se ausentar por um tempo), Olívia tenha sumido um pouco da trama. Mas nada que atrapalhe o ótimo trabalho de Marilu Bueno, que, assim como na primeira versão, continua transbordando talento.
Ótimo artigo, Sérgio.
ResponderExcluirLembro bem do Jamanta, que o Casseta e Planeta fazia a paródia "jamanta não morreu" na explosão do shopping de Torre de Babel. Aliás, a Luzineide de TdB ("cala a boca, Luzineide"), que casou com o Jamanta, também voltou em Belíssima, quando ele tentava casar com outra e ela esfregou esse relacionamento na cara de todo mundo no fim da novela de 2005/6.
Sobre Marilu, ela dispensa comentários, é mestra. Merece todos os aplausos e forma duas duplas impagáveis com os protagonistas, especialmente com Charlô. Ver as duas tramando contra o Bimbinho não tem preço de tão divertido que é. Um grande momento dela na atual Guerra foi no remake da cena do café, onde Olívia relembrou a antiga entre Autran e Montenegro e pensou "meu Deus, vai começar tudo de novo!". E que ela continue tramando com a Charlô, rs! Abçs!
O melhor papel dela foi como a impagável Tetê de A Gata Comeu, e suas brigas intermináveis com Gugu, seu marido vivido pelo Cláudio Correa e Castro. Lembro que na primeira versão de GDS ela viveu um "romance" com o zenon vivido pelo Edson Celulari mas o ator da vez é tão fraquinho que acho que nem vai rolar, pena.
ResponderExcluirEla está ótima mesmo. Sempre uma graça especial nas cenas do 'Castelo'.
ResponderExcluirE concordo com o anônimo, também considero a divertidíssima Tetê da MARAVILHOSA novela A Gata Comeu, seu melhor papel.
Uma bela homenagem, Sérgio. Gosto muito das caras e bocas dessa fantástica atriz... não tem como chegar até ela o seu texto? Beijo, querido!
ResponderExcluirOlá Sérgio.
ResponderExcluirRealmente esta atriz é o máximo nas novelas.Adorei seu post, que bom ver Marilu Bueno sendo homenageada em seu magnifico post. Essa cara de assustada que ela faz é marca registrada.
Beijinhos amigo, uma bela noite.
Nossa que tudo! Sinal de que ela é uma boa atriz mesmo, né verdade? ;] beijos e linda noite.
ResponderExcluirEla é hilária mesmo. Amo as cenas dela com o Otávio. Tony tá descansando? Espertalhão!
ResponderExcluirAh, o Jamanta! Por mim Jamanta não morria nunquinha. Já pensou ele e o Nando nessa novela, o quanto de risada daríamos?
Li o anônimo falando sobre o Zenon. Putz, eu sinto a vergonha alheia em cada cena que o Tiago (Rodrigues?) aparece. Tosco!
Beijo, Sérgio.
Olá
ResponderExcluirSérgio
Belo artigo como sempre!
nossa..trinta anos depois ela,Marilu Bueno, volta a fazer o mesmo papel.E pelos comentários acima, ela está fazendo um bom trabalho. Parabéns pela sua homenagem...os talentos tem q ser enaltecidos.
Bom dia
Abraços
Pra mi=m também lembro seu nome e associo à bela A GATA COMEU!
ResponderExcluirMuito legal! abração,ótimo fds! chica
Sérgio, eu assisti a primeira versão e gostei mto da participação da Marilu, pq era engraçada, sem ser caricata.
ResponderExcluirA versão atual eu não vejo, mas não gosto dos berros que o Sr. Otávio dá na coitada.
rsrsr
Um abraço
Que maravilha falar dessa atriz que é
ResponderExcluiro showuuuuu dessa novela.
Eu adoro, e como faz bem seu trabalho.Da outra vez foi ótima e continua dando sempre o melhor
Parabéns para ela sempre
Abraços de boa tarde, amanhã tem um docinho pra vc passa pelo meu Cantinho
Bjusss
Rita!!!!
Adoro amigo, ela é fantástica, merecia estar na nova versão da novela! Abraçossss
ResponderExcluirMaravilhosa!!!
ResponderExcluirConcordo o que dou de risada com ela...grande atriz.
ResponderExcluirOi Sérgio \o/
ResponderExcluirMuito talentosa a Marilu Bueno.
Se ela foi ótima na primeira versão da novela,agora ela está dando um show.Excelente atriz.
Um bj!
Olá Sergio!
ResponderExcluirEu não sabia que a atriz participara, na trama original, com o mesmo papel.
É muito talentosa e nos diverte. Você, como sempre, um observador atento e confiável. Bjs.
O Jamanta deixou saudades, Sérgio e a Marilu arrasa. Abçs.
ResponderExcluirOi Thallys, é verdade. A Luzineide também voltou. Outro tipo ótimo. Jamanta foi um dos melhores personagens do Silvio e adorei vê-lo de volta em Belíssima, fazendo uma ótima parceria com o Gianecchini.
ResponderExcluirMarilu está impagável e torço para que continua na Globo depois da novela. Adoro ela. Abração.
Oi "anônimo". Em A Gata Comeu ela estava ótima também. Aliás, sou fã da Marilu. Pena que nem sempre ganha bons personagens. abraços.
ResponderExcluirAmanda, as cenas do castelo são sempre divertidas e Marilu está em todas. Bjs!
ResponderExcluirOi Ju. Olha, não sei. Não tenho nenhum contato dela, mas ficaria feliz se viesse a ler. Quem sabe... Bjs!
ResponderExcluirOi Verinha. Pois é, essa cara de assustada dela virou uma marca mesmo. Ela é ótima. bjs
ResponderExcluirOi Barbie. Sem dúvida. bj
ResponderExcluirOi Milene. Pois é, tá de folga graças ao que aconteceu na primeira versão. Se deu bem. rs
ResponderExcluirJamanta era hilária e por mim não morria nunca também.
Thiago Rodrigues está péssimo como Zenon. Como diria a Alzira (Rogéria) em Lado a Lado: é um adereço de cena, não um ator. bjs
Oi Felis. Pois é, tenho certeza que nem ela imaginaria uma coisa dessas. Abraços.
ResponderExcluirOi Chica, ela é uma ótima atriz. bjs
ResponderExcluirOi Paty. Pois é, os berros do Otávio deixam a coitada em pânico. rsrs Me divirto. Beijos!
ResponderExcluirOi Rita. Fiz questão de homenageá-la. Ela é talentosa demais. Bjssss
ResponderExcluirOi Kellen. Tanto merecia que entrou. Muito legal o que o autor fez. bjs
ResponderExcluirSem dúvida, Rosa. bj
ResponderExcluirPatrícia, é difícil segurar o riso com ela. Beijos.
ResponderExcluirOi Clau. Ela continua com o mesmo talento. Muito bacana ver a Olívia de volta. Beijos!
ResponderExcluirOi Marilene, obrigado pelo carinho. Beijos!
ResponderExcluirEder, também sinto falta do Jamanta. Aliás, sinto falta do Cacá Carvalho também que só fez uma participação em A Pedra do Reino depois da novela e nunca mais apareceu. Pena. abraços.
ResponderExcluir