A atração que tinha como objetivo eleger a maior personalidade do país terminou nesta última quarta-feira (4/10). "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos", baseado no formato britânico "100 Greatest Britons", da BBC, foi tratado com pompa e circunstância pelo SBT e demorou bastante para ser lançado. As votações eram constantemente anunciadas nos intervalos da programação, mas o programa nunca estreava. Quando finalmente foi ao ar, o resultado causou constrangimento em quem havia se prestado a assistir.
Enquanto o telespectador via Carlos Nascimento totalmente inexpressivo como apresentador, percebendo um claro equívoco da emissora em escolhê-lo para esta triste missão, acompanhava indicações totalmente estapafúrdias para a disputa do tal 'maior brasileiro'. Nomes como Luan Santana, Roberto Justus, Romário, Joelma, Ronaldinho Gaúcho, Rodrigo Faro, Luciano Huck, Datena, Michel Teló, Gugu, Tiririca, Ivete Sangalo, Xuxa, Lua Blanco, dentre outros, causaram espanto e acabaram transformando o programa em um deboche. Ainda houve a presença de políticos na lista, como Lula, Dilma, Fernando Henrique Cardoso e, vejam só, Fernando Collor. Os pastores evangélicos também não ficaram de fora, como Missionário RR Soares, Silas Malafaia, Apóstolo Valdemiro Santiago e Bispo Edir Macedo. Alguma destas pessoas merecia disputar o posto de "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos"? E, mudando a pergunta, mereciam entrar em uma listagem de cem melhores? Para piorar, o apresentador ainda fazia questão de perguntar para as pessoas da platéia quem elas queriam na lista. As respostas eram tão absurdas quanto a maior parte da lista.
Claro que merecedores também entraram no grupo --- Oswaldo Cruz, Carlos Drummond de Andrade, Carlos Chagas, Chico Xavier, Luis Carlos Prestes, Duque de Caxias, Marechal Rondon, Tom Jobim, Vital Brasil, Monteiro Lobato, dentre outros ---, porém, com este nível de participantes, acabou sendo deprimente vê-los misturados com esta 'turma'. Com o passar das