Marcello Novaes fez sua primeira aparição na televisão em 1988, na novela "Vale Tudo", e vem marcando presença na telinha há 24 anos. Completou 50 anos de idade na última segunda-feira, dia 13 de agosto, e está comemorando o seu cinquentenário da melhor forma possível. Marcello ganhou um presente que almejava há muito tempo e João Emanuel Carneiro confiou na competência do ator ao lhe entregar Max, cúmplice de Carminha, uma das melhores vilãs da teledramaturgia, sendo brilhantemente vivida por Adriana Esteves.
Max é um personagem complexo, com ares de vilania, sem autoestima, facilmente manipulável e que sofreu muito na infância. No início de "Avenida Brasil", todos se lembram da forte cena do capacho da vilã abandonando Rita (Mel Maia) no lixão e indo embora de carro sem olhar para trás. Não é difícil afirmar que dificilmente algum autor escalaria um ator com o perfil do Marcello --- estigmatizado pelos tipos cômicos --- para viver este papel. No entanto, João Emanuel Carneiro arriscou, confiou, e acertou em cheio na escolha.
Marcello Novaes está em seu melhor momento na carreira e brilha na pele de um vilão que se acha esperto, mas sempre foi um empregado nas mãos de Carminha e agora cai na lábia de Nina, em virtude do dinheiro fácil que consegue com ela, sem nem imaginar que está novamente sendo feito de otário. O ator já
protagonizou ótimas cenas com Débora Falabella, Vera Holtz, Adriana Esteves, Murilo Benício e José de Abreu. Nas últimas sequências, inclusive, o telespectador viu Max sendo atormentado por Nilo, seu pai, que se divertiu bastante no barco que Nina deu para o novo cúmplice. O amante de Carminha transmite carência, frieza, angústia, e mais uma sucessão de sentimentos que Marcello consegue demonstrar perfeitamente.
Apesar de Max ser seu melhor personagem, incluindo a dificuldade da composição, da qualidade do texto e do diferencial de ser um vilão que deu certo --- em "América o ator também interpretou um vilão, o invejoso Geninho, mas não obteve sucesso ---, é claro que Marcello Novaes também já interpretou ótimos papéis. Impossível esquecer o Raí, de "Quatro por Quatro" (1994), o Timóteo, de "Chocolate com Pimenta (2003), e o Xande, de "O Clone" (2001), que foi um personagem que não tinha nada de cômico e vivia um drama pesado com sua namorada, a drogada Mel, vivida por Débora Falabella. Ainda teve o Geraldo, de "Rainha da Sucata" e "Deus nos Acuda", onde viveu, nas duas novelas, uma das 'filhinhas' de Dona Armênia (Aracy Balabanian).
Aos 50 anos de vida, Marcello Novaes conseguiu provar para a crítica e para o público que é sim um ator capaz de interpretar vários tipos de personagens. A partir de "Avenida Brasil", provavelmente, muitos convites chegarão, mas dessa vez os perfis cômicos não deverão ser as únicas opções ofertadas. Max tem muito o que agradecer a Marcello e Marcello tem muito o que agradecer a Max; ambos marcarão a vida um do outro.
Sérgio, boa noite,
ResponderExcluirHaha eu adoro essa novela, os momentos de tensão são presenteados da melhor forma possível,e o Max, não fica fora dessa, está fazendo um ótimo papel, com um tom que parece estar sempre em cima do muro, mas na verdade ele vai atrás de quem oferece mais por ele, um simples fantoche manipulado por Carminha e Nina.
Sua aparição em novelas me surpreenderam em Chocolate com Pimenta e O clone, no qual ele era muito bom, simples e amava as pessoas ao seu lado.
Não há dúvida que é um ótimo ator.
Um grande beijo Sérgio, tenha uma excelente noite.
O fiasco total foi o papel dele em Cordel Encantado, né? De total desimportância, achei que tinham ferrado a carreira do sujeito. Gosto do Max (da interpretação).
ResponderExcluirQuanto a novela, há uma semana não me sento na poltrona pra assisti-la. Não suporto mais o Jorginho chorar em todo capítulo pedindo pra contarem quem é a mãe dele e agora quem é o pai. Mas é eu que sou impaciente mesmo... A novela é bem boa.
Beijo, Sérgio.
Oi Clarice, obrigado pelo comentário. A novela é ótima mesmo e Max é um capacho manipulado pelas duas rivais. Em O Clone e Chocolate com Pimenta seus personagens também agradaram. Beijos e boa noite! =)
ResponderExcluirOi Milene, é verdade, o Quiquiqui era um personagem muito pequeno, mas parece que ele pediu para ficar com esse papel, mesmo sendo ínfimo. Diz ele que sonhava em interpretar um gago.
ResponderExcluirSobre o Jorginho, concordo, ele é insuportável e o público está detestando o personagem, porém, não deixo de ver uma novela boa como essa por causa disso! Obrigado pelo comentário! Beijos! ;)
O que mais admiro numa telenovela é a capacidade de representação do artista. Tantas vezes incarnam o personagem com total identificação que melhor seria impossível.
ResponderExcluirLuís, obrigado pelo comentário. Quando o ator/atriz é competente, o telespectador sempre é o primeiro beneficiado ao ver as boas atuações numa novela. Abraços!
ResponderExcluirOi Sérgio bom dia! Hoje temos no ar dois tipos vividos por Marcello Novaes, o Timóteo de Chocolate com Pimenta e, o Max do enorme sucesso Avenida Brasil, e podemos dizer meu amigo que vemos aí duas faces de um ator, seu lado cômico que na época e ainda, após mais uma reprise nos retira boas risadas, e o vilão manipulável, azarado e fanfarrão, que nos faz sentir um misto de raiva e compaixão por seu personagem... Dessa vez Marcello pode trazer ao público uma grande interpretação, pois só quando amamos e odiamos um personagem acredito, o ator, estar fazendo um ótimo trabalho...
ResponderExcluirBeijos!
Janna
Realmente ele se superou em tudo!!!
ResponderExcluirÉ hilário e ao mesmo tempo bastante reflexivo o jeito dele atuar...
Grande abraço e grata pela visita!!!
Olá!Bom dia!
ResponderExcluirTudo bem por aqui?
Sérgio!
Concordo plenamente! O bom ator é aquele que consegue incorporar por completo o papel "destinado!"E o Marcello vem provando isso, num papel difícil , angustiado e carente!
Obrigado!
Boa quinta feira!
Abraços
Estava ansioso por um post seu sobre o desempenho de Marcello novaes como o vilão max, concordo com você, esse é o seu melhor papel e eles está transmitindo com perfeição o ser humano que é o max, um homem inseguro que sofreu muito na infância, um capacho de mulheres, João Emanuel teve mesmo muita confiança nele mesmo, o papel poderia ficar muito engraçado como poderia exagerar e deixar o vilã muito mal, mas não marcello novaes deixou o personagem no ponto certo e exerce isso com maestria. Abç zamenza
ResponderExcluirEstava ansioso por um post seu sobre o desempenho de Marcello novaes como o vilão max, concordo com você, esse é o seu melhor papel e eles está transmitindo com perfeição o ser humano que é o max, um homem inseguro que sofreu muito na infância, um capacho de mulheres, João Emanuel teve muita confiança nele mesmo, o papel poderia ficar muito engraçado como poderia exagerar e deixar o vilão muito mal, mas não marcello novaes deixou o personagem no ponto certo e exerce isso com maestria. Abç zamenza
ResponderExcluirSérgio, é por aí mesmo, ator que faz sucesso, é o ator versátil e o Marcello Novaes é exatamente assim... e o Max será um vilão lembrado mesmo depois que a novela terminar. Adoro esta novela. beijos e tudo de bom!
ResponderExcluirConcordo, Sérgio. Marcello Novaes tira o máximo proveito do seu personagem e tem ótimas cenas com os atores citados. Outra atuação marcante dele foi em "O Clone".
ResponderExcluirSó para lembrar: Carmo Dalla Vecchia foi outro ator que desempenhou muito bem o papel de José Silvério, em "A Cura", confirmando a aposta de João Emanuel Carneiro e superando as melhores expectativas.
Boa tarde meu querido amigo Sérgio!
ResponderExcluirO final de semana chegando e mais surpresas nos aguardam nesta eletrizante novela que parece que todos estão de fato acompanhando!
Mas mesmo que eu perca um ou mais capítulo é só vir aqui, conferir nos seus artigos, que a gente fica por dentro de tudo e mais um pouco amigo!!
Realmente a interpretação do Marcello Novaes está incrível! Eu sempre gostei deste ator desde longa data, mas não achava que ele revelaria o seu maior talento em um papel de vilão às avessas... rsrs Falo assim porque eu não consigo ficar com raiva dele como "vilão", pois ele está uma explosão de sentimentos e de dúvidas! Sim, é bem verdade que o seu personagem está sendo muito manipulado pela dupla de vingadoras! E o ator está tirando isso de letra! Parabéns a ele que está igual a vinho, quanto mais "avança na idade", melhor fica em todos os sentidos!!
Muito obrigada amigo! Você e seus artigos também melhoram a cada semana!!!
Beijos e ótimo final de semana!!!
ResponderExcluirOlá Sérgio,
Pensei que o Marcello fosse mais novo.
Chego a ter pena do Max. Ele se transformou nessa pessoa que o personagem revela em razão da infância sofrida e sem amor. É inseguro, carente, mas parece que, no fundo, possui um bom coração.
Marcello realmente está em um de seus melhores papéis e está fazendo jus à confiança que lhe depositou João Emanuel.
Seu artigo está excelente. Parabéns!
Beijo.
Muito merecido esse post. Marcello Novaes está impecável no papel, eu já estava cansado de vê-lo em papéis bobos como o Timóteo de chocolate com Pimenta. Provou que é capaz de agradar até fazendo um mau caráter como o Max, que por sinal está com os dias contados, né? Morre ou não morre, vc que sabe de tudo??? rsrsrs
ResponderExcluirUm beijão, viu, ah, mas 15/08 foi ontem, quarta.
Oiii amigo, gostei da postagem, eu gosto dele, é um bom ator, teve uma época que ele tomou uma geladeira, ouvi até rumores que ele estava em depressão e endividado recebendo ajuda de amigos, não sei se era verdade mas o fato é que se ele passou por momentos ruins, eles já ficaram p trás! Abraçoooosss
ResponderExcluirPerfeito artigo, Sérgio. Isso é o que eu chamo de tirar a sorte grande. Marcello Novaes se superou após os papéis "parecidos" de homens bobões de Cama de Gato e Cordel Encantado. A composição de Max, um perfeito idiota que se acha o grande esperto, é sensacional e tem garantido excelentes cenas com Adriana Esteves, Vera Holtz e principalmente José de Abreu (que aliás, também merece um artigo seu, porque o Nilo mesmo sendo vilão, é divertidíssimo). Abçs!
ResponderExcluirPS: Desconsidere a minha "sugestão", agora que eu vi que já tinha um texto sobre o Zé de Abreu e a Vera Holtz. Falha minha rsrsrs. Abç!
ResponderExcluirSérgio querido, quanto tempo!Amei tua visita, aqui também está lindo.
ResponderExcluirAi amigo esse moço trabalha tão bem, que euzinha fico imaginando como alguém consegue interpretar tão bem um vilão assim? Aff!
Gosto da atuação dele.
Beijão Sérgio
Gosto muito da construção da personagem como nos faz ver, sentir
ResponderExcluire conviver.
Como escritora de teatro
e diretora também percebo
riquissimas nuances
de nos mesmos nele.
Otimo post sobre.
Bjins
Oi Sérgio,boa noite!
ResponderExcluirEu gosto do Marcello Novaes,e ele tem dado um show de interpretação.
(Nem imaginava que ele tinha 50 anos).
Bjs!
Oi, Sérgio, sabe que você tem razão? Eu sempre achei o Marcelo Novaes aquele tipo de ator meio morno, meio sem graça. Mas no papel de Max ele está muito bem, fica tão confuso que tem horas que dá até pena dele...Um abraço!
ResponderExcluirE olha que não consideravam ele um parceiro a altura do talento de Adriana!
ResponderExcluirMorderam a língua.
Marcello está muito bem!
@FABIODIASR
www.ocabidefala.com
Sérgio,
ResponderExcluirUm trabalho digno de todos os aplausos.Confesso que quando foi anunciado Marcelo Novaes, fiquei com um pé atrás.Não conseguia vê-lo fora da praia e sem camisa.Hoje o ator ganhou meu respeito e acredito que daqui para frente ganhe também maior credibilidade junto aos demais autores e diretores.
Está fazendo bonito demais.
Amei o texto,ele merece!!!
Beijos,amigo
Sérgio,
ResponderExcluirUm trabalho digno de todos os aplausos.Confesso que quando foi anunciado Marcelo Novaes, fiquei com um pé atrás.Não conseguia vê-lo fora da praia e sem camisa.Hoje o ator ganhou meu respeito e acredito que daqui para frente ganhe também maior credibilidade junto aos demais autores e diretores.
Está fazendo bonito demais.
Amei o texto,ele merece!!!
Beijos,amigo
Oi Janna, sem dúvida! Marcello está cumprindo muito bem seu papel, literalmente, e convence como o Max. Timóteo, outro ótimo personagem, está sendo reprisado no Vale a Pena Ver de Novo e foi um outro bom momento da carreira dele. Beijos!
ResponderExcluirOi Malu, obrigado pelo comentário. Max é um tipo complexo, como tantos na novela. Marcello está mt bem mesmo! Beijos.
ResponderExcluirOi Felisberto, tá tudo certinho! Esse personagem é carente, sofrido, ao mesmo tempo que canalha e frio. Um tipo que todo ator queria interpretar e Marcello ganhou esse presente. Abração!
ResponderExcluirOi Falotv, que bom que o texto correspondeu às expectativas. Fico feliz que tenha gostado. Concordo com você, se Marcello não fosse bem o personagem cairia em desgraça e talvez afetaria até a vilã! Abraços!
ResponderExcluirOi Barbie, Max marcará a carreira do Marcello, sem dúvida alguma. Você também sabe como eu adoro a novela. Beijos!
ResponderExcluirElvira, obrigado pelo comentário. É verdade, em O Clone a atuação dele foi muito marcante e ele emocionou ao viver aquele rapaz tão dedicado em tirar a namorado do vício.
ResponderExcluirCarmo Dalla Vechia é outro ator que se saiu muito bem vivendo um vilão do João Emanuel Carneiro, mas este muito mais cruel e perverso que Max. Aliás, torço para que o autor retome o projeto de A Cura quando terminar Avenida Brasil. Beijos.
Oi Adriana, você como sempre carinhosa! Muito obrigado! Marcello está ótima numa novela que vem despertando a curiosidade de pessoas que não viam novelas há tempos! É um fenômeno de repercussão, sem dúvida! Max é um vilão que mais desperta pena do que raiva, mas acredito que quando ele começar a fazer Nina de trouxa despertará raiva do público novamente. Beijão! ;)
ResponderExcluirOi Vera, obrigado, que bom que gostou! Marcello não aparenta a idade que tem mesmo e Max foi um belo presente de 50 anos. O personagem não é tão frio quanto Carminha, mas já fez e ainda fará muita canalhice. Beijos!
ResponderExcluirOi Paty, obrigado pela correção! Já alterei lá no texto! Não sei quem vai morrer, mas ao que tudo indica Max será a bola da vez, mas creio que isso ainda vai demorar algumas semanas! Beijão! =)
ResponderExcluirOi Kellen, obrigado pelo comentário. Olha, nem sabia disso que você contou! Se for verdade deve ter sido difícil pra ele e talvez isso tenha acontecido pela repetição de papéis. Pelo visto passou mesmo! Beijos!!!
ResponderExcluirOi Thallys, pois é, Max é um imbecil que se considera muito esperto. Ainda não viu que Nina o está fazendo de besta, assim como demorou dez anos para perceber que Carminha não se importava com ele. Pois é, já escrevi um post sobre Nilo e Lucinda, essa dupla boa de se ver! Abração!
ResponderExcluirOi Fernanda, pois é, há muito tempo mesmo, saudades! Marcello está muito bem e Max é um grande papel. Beijos!
ResponderExcluirOi amiga, que honra receber uma escritora de teatro no meu blog. Que bom que gostou do texto. O personagem tem muitas nuances e é tão complexo quanto os demais que compõem essa novela. Beijos e obrigado pela visita!
ResponderExcluirOi Clau, muita gente não imagina mesmo. Ele não parece! Beijos e obrigado pelo cometário!
ResponderExcluirOi Bia, eu mesmo já cheguei a achar que o Marcello não seria capaz de interpretar um papel mais denso como um vilão, por exemplo. Quebrei a cara! Max desperta pena, raiva, enfim... Beijos!
ResponderExcluirOi Fabio, é verdade! No início até fiquei receoso com a escolha e cheguei a pensar que tinha errado na escolha. Queimei a língua! Abração!
ResponderExcluirOi Dandara, também não recebei a escalação dele com bons olhos. Mas bastou começar a novela e já vi o quanto que me enganei. Ele tá ótimo! Que bom que gostou do texto, beijos!
ResponderExcluirMuito boas as observações, Sérgio. Eu, particularmente, nunca gostei muito do trabalho do Marcello Novaes. No início, achei o papel grande demais para ele. Mas bastaram alguns poucos capítulos para eu ser surpreendida por um Marcello maravilhoso. Só restam aplausos para um ator que nunca se acomodou em ser apenas um galã.
ResponderExcluirOi Vanessa, obrigado! Pois é, também tive as minhas desconfianças iniciais, mas logo depois já vi que daria certo. Beijão e bom domingo! :)
ResponderExcluirO cara tá atuando bem mesmo, fora o fato da trama/enredo ajudar(em).
ResponderExcluirOi Rafael, verdade, a trama e o texto o ajudam muito também! Abração!
ResponderExcluirEle é tudo isso e mais um pouco: é charmoso, muito charmoso e está com um corpo de fazer inveja aos mais novos. Parabéns pelo ótimo texto!! Um abraço!
ResponderExcluirOi Ju, obrigado pelo comentário e elogio. Marcello está ótimo vivendo esse vilão tão complexo. Beijos e bom final de semana!
ResponderExcluir