Lançada no dia 18 de agosto do ano passado no Globoplay, "As Aventuras de José e Durval" é uma série produzida pela plataforma de streaming da Globo em parceria com a O2 Filmes. Com direção de Hugo Prata e roteiro de Duda de Almeida, Dan Rossetto e Rafael Lessa, a trama --- que estreou na Globo no dia 22 de outubro --- faz um resumo da trajetória de Chitãozinho e Xororó ao longo de oito episódios de 45 minutos.
Os paranaenses de Astorga fazem muito parte da vida dos brasileiros. Seja nas cantorias em karaokês, nas festas de família, embalando novelas e séries, entre amigos ou nas rádios e programas de TV, os irmãos são presença garantida com suas canções, embalando e transformando momentos de diferentes gerações. Donos de uma carreira com mais de 50 anos de sucesso, cheia de hits icônicos que unem o país, Chitãozinho & Xororó são a trilha sonora de muitas histórias. O grande público, porém, não imagina que a vida da dupla teve momentos bem difíceis.
A produção dramatúrgica percorre a trajetória da dupla desde a infância, quando as vidas de José e Durval já se entrelaçavam com a música, até a consagração nos palcos. Lotada de singles e referências dos artistas que foram fundamentais para levar a música sertaneja para o Brasil e o mundo, contribuindo para revolucioná-la e popularizá-la. Os três primeiros episódios chegaram à plataforma no dia 18 de agosto e os outros cinco foram disponibilizados um a cada semana até o dia 22 de setembro.Mesclando fatos reais com situações fictícias, a trama começa em 1968, com os protagonistas ainda crianças no interior do Paraná, e passa pelas décadas de 70, 80 e 90, mostrando o convívio dos irmãos com a família, o início da paixão pela música, as descobertas ao embarcarem em turnês e como enfrentaram as dificuldades do dia a dia para ajudar a família e perseguir seus sonhos, muitas vezes desafiando todos ao redor. Irmãos na vida real e em cena, Rodrigo e Felipe Simas se saem muito bem na missão de interpretar os homenageados na fasee adulta. Nos três primeiros episódios, período em que a série relembra a infância dos músicos, os estreantes Pedro Tirolli e Pedro Lucas dão vida aos protagonistas.
Ainda pequenos, um irmão prometeu ao outro que todo mundo ia ouvi-los cantar. E é claro que, ao longo da trama, a série mostra a evolução da dupla que virou fenômeno e conquistou gerações, inclusive com números musicais de seus maiores sucessos. Dos ensaios na humilde casa da família às apresentações em quermesses, caravanas, circos e bares ao estouro nos anos 1980 e 90, o caminho foi longo e cheio de percalços.
Personagens reais da trajetória da dupla também são representados na série, como seus pais Araci ee Mário, atuação magistral de Andreia Horta e Marco Ricca. Já as atrizes Duda Galvão e Ana Herman dão vida, em diferentes fases, a Rossária, uma das irmãs de José e Durval. Noely Lima também é destaque na produção ao ser interpretada por Màrjorie Gêrardi, enquanto Larissa Ferrara é Adenair, a primeira esposa de Chitãozinho. Outras duas figuras emblemáticas dessas mais de cinco décadas de estrada de Chitãozinho e Xororó que não ficam de fora da trama são Geraldo Meirelles (Augusto Madeira), um dos principais incentivadores da dupla, e Homero Béttio (Thiago Brianti), amigo e empresário os irmãos.
O maior acerto da série é o elenco. Andreia Horta é a grande surpresa da produção na pele de uma mulher que sofre de problemas psiquiátricos. Araci é a mais sofrida da trama e os cantores nunca falaram sobre tudo o que a mãe passou ao longo dos anos, o que acaba implicando em um choque maior em quem assiste. Marco Ricca também brilha, assim como os pequenos Pedro Tirolli e Pedro Lucas, que transbordam carisma na primeira fase da história. Já Rodrigo e Felipe Simas conseguem manter a boa sintonia dos protagonistas, após a passagem de tempo. E vale uma menção especial ao talento de Talita Younan, que se destaca como a prostituta Jalmira. Também é preciso elogiar Marjorie Gerardi como Noely e Larissa Ferrara como Adenair.
"As Aventuras de José & Durval" ---- que na Globo ganhou depoimentos de Chitãozinho e Xororó antes de cada episódio, contando um pouco o que aconteceu na vida deles ---- tem produção de Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck, direção geral de Hugo Prata e direção de episódios de Hugo Prata e Kitty Bertazzi. Os roteiros são de Duda de Almeida, Dan Rosseltto, Diogo Leite e Rafael Lessa, que assina como roteirista-chefe.
6 comentários:
Parece ser bem interessante.
Bjs
Trata-se, portanto, de uma série biográfica acerca dos artistas em causa.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes
Oi Sérgio, que bom que veio falar desta série Eu gostei muito quando assisti, principalmente a parte da infância dos garotos. Atores mirins extraordinários. Foi incrível a representatividade no caminhão mambembe que circulava pelo interior levando shows, arte e cultura para o povo das pequenas cidades. Andrea Horta impecável, que interpretação espetacular!!
Grata amigo, adorei!!
Tenha um ótimo final de semana!! :))))
Oportunamente quero assistir a essa série. Gosto de ver trabalhos que falam sobre a vida dos artistas brasileiros.
Beijão
Estou absurdada que Chitãozinho & Xororó tem mais de 50 anos de carreira! Nossa! Eles formam minha dupla de sertanejo favorita... minha geração é marcada por ser fã de Sandy & Júnior, mas eu sempre gostei mais dos pais deles kkk Fiquei interessada e curiosa em vê a série.
Gostei muito dessa produção. Bem legal mesmo. Divertida e emocionante.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Postar um comentário