terça-feira, 31 de agosto de 2021

Ótimas atuações marcaram a maior virada de "Malhação Sonhos"

 A reprise de "Malhação Sonhos" vem reforçando as qualidades da trama de Rosane Svartman e Paulo Halm. Após alguns meses de espera, dois dos principais segredos do enredo foram revelados, provocando a grande reviravolta na trama. As revelações não foram nada surpreendentes para vários personagens, que já sabiam de todas as situações. Mas a catarse esperada foi a reação de Karina (Isabella Santoni) ----- a maior enganada e a última a saber -----, que implicou em uma sucessão de ótimas cenas e belos embates.


Um dos segredos estava ligado ao relacionamento da lutadora. Bianca (Bruna Hamu) pediu para Pedro (Rafael Vitti) namorar sua irmã e ele cobrou pelo 'serviço'. No entanto, com o tempo, o garoto acabou se apaixonando de verdade. Aos poucos, todos foram descobrindo sobre o pacto entre a irmã da Esquentadinha e o guitarrista, mas guardavam a informação. Até que a bomba estourou quando Jade (Anaju Dorigon) soube do acordo e fez questão de contar para todo mundo, depois que seu plano para sequestrar a mocinha (e assim ficar com o papel de Julieta) deu errado.

Em um ataque de fúria e após uma forte discussão, a filha de Lucrécia (Helena Fernandes) expôs Bianca para toda a plateia que estava presente para assistir ao espetáculo 'Romeu e Julieta', incluindo Karina. A partir de então, as feridas de todos os envolvidos ficaram expostas, resultando em uma leva de cenas bem interpretadas.
As brigas, as mágoas guardadas, os acertos de contas e as fragilidades dominaram as sequências, exigindo uma entrega do elenco, que correspondeu à altura. Rosane Svartman e Paulo Halm escreveram cenas repletas de densidade dramática. Se os atores fossem fracos, nenhum milagre conseguiria deixar as sequências boas.

Bruna Hamu e Anaju Dorigon se destacaram na hora do embate entre as rivais, e Anaju brilhou junto de Felipe Simas na cena em que Cobra briga com patricinha e termina o namoro com ela. A atriz mostrou com competência a angústia e o desespero da menina que se viu sozinha depois de uma atitude intempestiva. Vale mencionar ainda sua boa atuação no instante que Lucrécia humilha a filha, com um também excelente desempenho de Helena Fernandes. Ali ficou claro como a Jade é vítima da cobrança excessiva da mãe, além de não ter um pingo de segurança emocional.

Já Karina ficou completamente destruída quando descobriu que foi enganada por Pedro e Bianca. A dor aumentou depois que a menina constatou que várias pessoas já sabiam de tudo. Isabella Santoni deu um verdadeiro show e conseguiu transmitir com riqueza todo o sofrimento da sua personagem, que voltou a apresentar sérios problemas de baixa autoestima. Ela foi exigida em todos os momentos e não deixou a desejar em nenhum deles: tanto nos embates com seu, agora, ex-namorado, quanto nos instantes de desabafo com o pai e revolta com Bianca. Foi seu maior momento na trama. 

Rafael Vitti é mais um nome que merece menção, pois o ator convenceu quando Pedro enfrentou o sogro, fazendo questão de confirmar o seu amor por Karina, e também se destacou na hora do acerto de contas entre o atrapalhado e sua Esquentadinha. O ator, que estava acostumado a protagonizar momentos cômicos, precisou mostrar uma outra faceta. E convenceu.

Vale destacar a sensível cena protagonizada por Isabella e Eriberto Leão, onde o pai consola a filha e sofre ao vê-la chorando. A atriz também se destacou ao lado da ótima Bruna Hamu, quando a lutadora ataca a irmã e não perdoa o que foi feito. Aliás, a briga resultou em outro segredo revelado: a dúvida a respeito da origem de Karina. Gael não sabia se era, ou não, pai da lutadora e a dúvida vem à tona em meio a mais uma forte discussão. A caçula sofre outro baque, o que provoca uma revolta mais do que compreensível. Quem se aproveita desta situação é Lobão (Marcelo Faria), que falsifica um DNA e finge ser o verdadeiro pai da menina, piorando o estado emocional da irmã de Bianca.

Claro que mais essa situação provocou uma nova leva de cenas intensas. Após muito chorar, Karina mergulha em um universo de pura revolta com o mundo. Seu lado agressivo fica mais aflorado, expondo novamente o talento de Isabella. Quem também encara uma nova fase é Jade, que confessa suas armações e promete ser uma pessoa melhor depois de se assustar com o desmaio da mãe. Anaju Dorigon foi uma das melhores revelações da temporada e domina muito bem as sequências dramáticas. Além delas, Cobra, Bianca e Pedro são outros que começaram a encarar novos conflitos, implicando em uma nova fase do núcleo central.

As revelações ocasionaram a maior virada de "Malhação Sonhos", o que, na época, em 2014, confirmou o fôlego da história, após quase sete meses no ar. A reprise vem tendo muitos cortes, o que fica difícil de entender, uma vez que a Globo ainda não iniciou a gravação de uma fase inédita e só deve concretizar os planos em 2022. Mas mesmo assim vale a pena rever a bem construída história. Rosane Svartman e Paulo Halm escreveram cenas densas e conseguiram movimentar a trama novamente. Já o elenco merece muitos elogios por ter honrado a confiança dos autores, especialmente Isabella Santoni, Anaju Dorigon, Felipe Simas, Helena Fernandes, Rafael Vitti, Bruna Hamu e Eriberto Leão. 

17 comentários:

  1. Essa é uma das melhores temporadas.

    ResponderExcluir
  2. Todos arrasaram aliás,que pena que a isabella e a anaju não conseguiram tanto papeis bons depois de malhacao

    ResponderExcluir
  3. Concordo com cada parágrafo.

    ResponderExcluir
  4. Excelente seu texto Zamenza! Só mais um comentário, não deixa de ser irônico, o Eriberto Leão ( e o Marcelo Faria Tb, diga - se.) terem ganhado seus melhores personagens justamente na novelinha teen que por anos ficou conhecida como "castigo" pros atores veteranos.

    ResponderExcluir
  5. Essa temporada é uma das melhores que teve. Todos os casais dessa temporada são bons. Grande personagens e atuações excelentes dos atores veteranos e dos atores jovens.

    Não necessariamente é essa ordem. Os melhores personagens dessa temporada são:

    Duca
    Karina
    Bianca
    Pedro
    Gael
    Cobra
    Jade
    Nat
    João
    Lobão
    Dandara
    Heideguer
    Edgard
    Lucrécia
    Dona Dalva

    ResponderExcluir
  6. Perfeito, anonimo. Acrescento Odilon Wagner.

    ResponderExcluir
  7. Sergio o que vc achava do casal Duca e Nat?

    ResponderExcluir
  8. Juruva que vc gostava só que tinha preferencia pelo Duca e Bianca. Eu prefiro Duca e Nat mais gostava de Duca e Bianca e João e Bianca.

    ResponderExcluir