A reprise de "Malhação Sonhos" vem reforçando as qualidades da trama de Rosane Svartman e Paulo Halm. Após alguns meses de espera, dois dos principais segredos do enredo foram revelados, provocando a grande reviravolta na trama. As revelações não foram nada surpreendentes para vários personagens, que já sabiam de todas as situações. Mas a catarse esperada foi a reação de Karina (Isabella Santoni) ----- a maior enganada e a última a saber -----, que implicou em uma sucessão de ótimas cenas e belos embates.
Um dos segredos estava ligado ao relacionamento da lutadora. Bianca (Bruna Hamu) pediu para Pedro (Rafael Vitti) namorar sua irmã e ele cobrou pelo 'serviço'. No entanto, com o tempo, o garoto acabou se apaixonando de verdade. Aos poucos, todos foram descobrindo sobre o pacto entre a irmã da Esquentadinha e o guitarrista, mas guardavam a informação. Até que a bomba estourou quando Jade (Anaju Dorigon) soube do acordo e fez questão de contar para todo mundo, depois que seu plano para sequestrar a mocinha (e assim ficar com o papel de Julieta) deu errado.
Em um ataque de fúria e após uma forte discussão, a filha de Lucrécia (Helena Fernandes) expôs Bianca para toda a plateia que estava presente para assistir ao espetáculo 'Romeu e Julieta', incluindo Karina. A partir de então, as feridas de todos os envolvidos ficaram expostas, resultando em uma leva de cenas bem interpretadas.
As brigas, as mágoas guardadas, os acertos de contas e as fragilidades dominaram as sequências, exigindo uma entrega do elenco, que correspondeu à altura. Rosane Svartman e Paulo Halm escreveram cenas repletas de densidade dramática. Se os atores fossem fracos, nenhum milagre conseguiria deixar as sequências boas.
Bruna Hamu e Anaju Dorigon se destacaram na hora do embate entre as rivais, e Anaju brilhou junto de Felipe Simas na cena em que Cobra briga com patricinha e termina o namoro com ela. A atriz mostrou com competência a angústia e o desespero da menina que se viu sozinha depois de uma atitude intempestiva. Vale mencionar ainda sua boa atuação no instante que Lucrécia humilha a filha, com um também excelente desempenho de Helena Fernandes. Ali ficou claro como a Jade é vítima da cobrança excessiva da mãe, além de não ter um pingo de segurança emocional.
Já Karina ficou completamente destruída quando descobriu que foi enganada por Pedro e Bianca. A dor aumentou depois que a menina constatou que várias pessoas já sabiam de tudo. Isabella Santoni deu um verdadeiro show e conseguiu transmitir com riqueza todo o sofrimento da sua personagem, que voltou a apresentar sérios problemas de baixa autoestima. Ela foi exigida em todos os momentos e não deixou a desejar em nenhum deles: tanto nos embates com seu, agora, ex-namorado, quanto nos instantes de desabafo com o pai e revolta com Bianca. Foi seu maior momento na trama.
Rafael Vitti é mais um nome que merece menção, pois o ator convenceu quando Pedro enfrentou o sogro, fazendo questão de confirmar o seu amor por Karina, e também se destacou na hora do acerto de contas entre o atrapalhado e sua Esquentadinha. O ator, que estava acostumado a protagonizar momentos cômicos, precisou mostrar uma outra faceta. E convenceu.
Vale destacar a sensível cena protagonizada por Isabella e Eriberto Leão, onde o pai consola a filha e sofre ao vê-la chorando. A atriz também se destacou ao lado da ótima Bruna Hamu, quando a lutadora ataca a irmã e não perdoa o que foi feito. Aliás, a briga resultou em outro segredo revelado: a dúvida a respeito da origem de Karina. Gael não sabia se era, ou não, pai da lutadora e a dúvida vem à tona em meio a mais uma forte discussão. A caçula sofre outro baque, o que provoca uma revolta mais do que compreensível. Quem se aproveita desta situação é Lobão (Marcelo Faria), que falsifica um DNA e finge ser o verdadeiro pai da menina, piorando o estado emocional da irmã de Bianca.
Claro que mais essa situação provocou uma nova leva de cenas intensas. Após muito chorar, Karina mergulha em um universo de pura revolta com o mundo. Seu lado agressivo fica mais aflorado, expondo novamente o talento de Isabella. Quem também encara uma nova fase é Jade, que confessa suas armações e promete ser uma pessoa melhor depois de se assustar com o desmaio da mãe. Anaju Dorigon foi uma das melhores revelações da temporada e domina muito bem as sequências dramáticas. Além delas, Cobra, Bianca e Pedro são outros que começaram a encarar novos conflitos, implicando em uma nova fase do núcleo central.
As revelações ocasionaram a maior virada de "Malhação Sonhos", o que, na época, em 2014, confirmou o fôlego da história, após quase sete meses no ar. A reprise vem tendo muitos cortes, o que fica difícil de entender, uma vez que a Globo ainda não iniciou a gravação de uma fase inédita e só deve concretizar os planos em 2022. Mas mesmo assim vale a pena rever a bem construída história. Rosane Svartman e Paulo Halm escreveram cenas densas e conseguiram movimentar a trama novamente. Já o elenco merece muitos elogios por ter honrado a confiança dos autores, especialmente Isabella Santoni, Anaju Dorigon, Felipe Simas, Helena Fernandes, Rafael Vitti, Bruna Hamu e Eriberto Leão.
17 comentários:
Ótimo texto! Concordo plenamente.
Essa é uma das melhores temporadas.
Todos arrasaram aliás,que pena que a isabella e a anaju não conseguiram tanto papeis bons depois de malhacao
TEMPORADA INCRIVEL.
Concordo com cada parágrafo.
Excelente seu texto Zamenza! Só mais um comentário, não deixa de ser irônico, o Eriberto Leão ( e o Marcelo Faria Tb, diga - se.) terem ganhado seus melhores personagens justamente na novelinha teen que por anos ficou conhecida como "castigo" pros atores veteranos.
Essa temporada é uma das melhores que teve. Todos os casais dessa temporada são bons. Grande personagens e atuações excelentes dos atores veteranos e dos atores jovens.
Não necessariamente é essa ordem. Os melhores personagens dessa temporada são:
Duca
Karina
Bianca
Pedro
Gael
Cobra
Jade
Nat
João
Lobão
Dandara
Heideguer
Edgard
Lucrécia
Dona Dalva
Obrigado, anonimo.
É, anonimo.
Uma pena mesmo, anonimo.
Incrivel, anonimo.
Obrigado, Bethania.
Um conjunto de acertos, anonimo.
Perfeito, anonimo. Acrescento Odilon Wagner.
Sergio o que vc achava do casal Duca e Nat?
Detestava.
Juruva que vc gostava só que tinha preferencia pelo Duca e Bianca. Eu prefiro Duca e Nat mais gostava de Duca e Bianca e João e Bianca.
Postar um comentário