terça-feira, 26 de junho de 2018

Chay Suede faz jus ao destaque de Ícaro em "Segundo Sol"

João Emanuel Carneiro vem destacando bastante o elenco jovem na segunda fase de sua novela. Tanto que ocorreu uma clara diminuída no foco do trio Beto (Emílio Dantas), Karola (Deborah Secco) e Laureta (Adriana Esteves), enquanto o triângulo amoroso protagonizado por Rosa (Letícia Colin), Ícaro (Chay Suede) e Valentim (Danilo Mesquita) cresceu em "Segundo Sol". E Chay tem conseguido aproveitar muito bem esse crescimento, honrando a confiança do autor na pele de um perfil repleto de complexidade.


O filho de Luzia é um rapaz revoltado, prepotente e marrento, cuja principal defesa é enfrentamento direto, elevando o tom de voz em qualquer início de discussão. Se revoltou com o assassinato do pai, nunca perdoou o 'abandono da mãe' e não esquece a dolorosa separação da irmã, Manuela (Luisa Arraes), provocado por sua tia, que deixou a menina com uma família rica e ficou com o sobrinho. Mas toda essa sua agressividade com o mundo é uma camuflagem de sua constante mágoa com tudo o que aconteceu em sua vida.

A fragilidade do personagem se expõe principalmente quando bebe e perde o controle do seu choro, agindo quase como uma criança. Ícaro, todavia, também tem um lado cômico e até sarcástico. Esse outro lado se evidencia quando está com Rosa, menina por quem se apaixonou perdidamente. O casal de garotos de programa transborda química e protagoniza cenas com muitas trocas de ironias. Isso vale para os momentos bons e ruins, aliás.
As provocações divertem quando os dois estão se dando bem e expõem a prepotência de ambos na hora das brigas, que por sinal agora tem sido recorrentes em virtude do namoro da menina com Valentim. A relação dele com a tia Cacau (Fabíula Nascimento) é outro bom exemplo. Estão sempre brigando, mas nos poucos momentos mais leves conseguem rir um do outro com deboches.

É impressionante como Chay vem crescendo a cada trabalho. Revelado no programa "Ídolos", da Record, em 2010, o até então cantor virou ator no remake de "Rebelde" produzido pela emissora em 2011, fazendo um grande sucesso ao lado de Sophia Abrahão, Lua Blanco, Arthur Aguiar, Micael Borges e Mel Fronckowiak. Estreou na Globo na primeira fase de "Império", em 2014, onde viveu o comendador José Alfredo, interpretado por Alexandre Nero posteriormente. Sua breve participação foi o bastante para provar que, embora nada planejada, sua presença no mundo das artes cênicas era definitiva.

Em 2015, foi um dos poucos acertos da fracassada "Babilônia" e formou um belo par com Luisa Arraes, que hoje interpreta sua irmã. Rafael e Laís eram um casal sensível. Na primeira fase de "A Lei do Amor", em 2016, convenceu na pele do mocinho Pedro e teve química de sobra com Isabelle Drummond, intérprete da mocinha Helô. Após duas novelas problemáticas, o ator fez parte de um sucesso de público e crítica: "Novo Mundo", deliciosa trama das seis que mesclou a história do Brasil com enredos folhetinescos em 2017. Se destacou vivendo o destemido Joaquim, grande herói da produção, repetindo ainda a ótima parceria com Isabelle, que interpretou a mocinha Anna. Foram muitas cenas de ação e emoção, todas bem defendidas por um entregue profissional.

Agora chegou a vez de participar de uma novela de horário nobre do início ao fim. E Chay mostra maturidade para tal desafio. Não há sequer uma cena fácil para o ator em "Segundo Sol", que protagoniza uma sucessão de momentos de intensa carga dramática. A dificuldade das sequências está cada vez maior; afinal, o personagem está separado de seu grande amor e ainda se deparou com a volta da mãe e do padrasto Miguel/Beto. É preciso elogiar seu grande desempenho na aguardada cena em que Luzia revelou a Ícaro que era sua mãe. A perplexidade, a mágoa e o ódio do rapaz puderam ser sentidos por quem assistia ao embate, expondo a entrega do ator. Ele e Giovanna Antonelli brilharam. Aliás, Chay tem sempre boas cenas com a atriz, além de Fabíula Nascimento, Adriana Esteves e Letícia Colin.

Não é fácil interpretar um tipo complexo, principalmente em novela, cujo público está mais acostumado a classificar determinado personagem como bonzinho ou malvado. Ícaro tem momentos onde se comporta como um perfeito babaca e outros em que expõe as fragilidades de um garoto que teve uma infância traumática. Chay Suede explora com competência todas as facetas desse rico papel, fazendo por merecer o seu destaque em "Segundo Sol".

24 comentários:

  1. Merece muito todo esse reconhecimento. Ele é maravilhoso. Posso dizer, inclusive, que amava ele em rebelde. O par que fazia com a Mel Fronckowiak era meu preferido. Que venham grandes trabalhos para esse ator super talentoso.

    ResponderExcluir
  2. a cena foi poderosa com os três atores envolvidos, parabéns a Chay,Giovanna e Fabiula!!!!!

    ResponderExcluir
  3. A bem da verdade ele virou o mocinho da novela, não é. Porque aquele Beto se apagou totalmente.

    ResponderExcluir
  4. Ele é muito bom ator ,gosto. Porém não ando assistindo nenhuma novela...abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Concordo, o Chay Suede está ótimo msm e o personagem tem conflitos internos muito bem construídos pelo autor, mas acho o Ícaro um mala e mimado, tão chato quanto Valentim e Manu.A única coisa do personagem que acho cansativo é esse triângulo amoroso da Rosa com o Valentim, achei mt mal construído.E no geral tô achando essa novela bem mediana, o mocinho Beto virou um banana e está totalmente apagado, as vilãs Karola e Laureta só sabem correr atrás de macho e nada fazem, a trama central andando em círculos, fora os núcleos paralelos fracos.A única personagem que dá vontade de torcer é a Luzia(Giovanna Antonelli excelente) e a trama dela com os filhos é a única que me desperta interesse nessa novela.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sérgio tudo bem???


    Realmente o Chay está ótimo!!! O personagem é chato, mas isso não é culpa dele que tem sido ótimo em cena!!!



    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Chay virou o mocinho dessa novela e sua crítica está precisa!

    ResponderExcluir
  8. Chay saiu da zona de conforto e está provando que realmente É UM ATOR.

    www.portalcomentatv.com

    ResponderExcluir
  9. Que talento! Dá orgulho de vê-lo em cena.
    big beijos

    ResponderExcluir
  10. Sérgio, como vai querido amigo?
    Realmente ele é maravilhoso, um talento que está crescendo e aparecendo a cada trabalho , sem contar a carinha de rebelde que ele tem!! Um personagem para ficar na história das telenovelas, com toda a certeza!!

    Aproveito para desejar-lhe um maravilhoso final de semana amigo!!
    Beijão!! ;)))))

    ResponderExcluir
  11. Olá Sérgio
    Gosto muito do ator :)
    Chay Suede tem tudo uma curva de amadurecimento cênico notável!
    A cada papel mostra versatilidade e empenho em defender um personagem diverso.
    Os casais de Babilônia com Luisa Arraes e em Novo Mundo com Isabelle Drummond foram sensacionais e dignos de muita torcida.
    Acho o triângulo amoroso agora meio sem sal, mas isso não diminui em nada o talento dos atores envolvidos, muito pelo contrário.
    E as cenas com a Lu Arraes, a Gio Antonelli, a Fabiula Nascimento e Adriana Esteves estão ótimas.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Chay suede cresceu como protagonista, já o Beto Falcão anda meio apagado, foi o nome mais divulgado na estreia, mas a protagonista de fato é a Luzia, a novela gira entorno da marisqueira e dos filhos

    ResponderExcluir
  13. Não cheguei a acompanhar Rebelde, Chaconerrilla, mas ele fez muito sucesso. bjssss

    ResponderExcluir
  14. Por enquanto estou achando a novela boa, Dean. Mas não ótima. Aguardemos.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pelo carinho de sempre, Adriana. Beijão!!

    ResponderExcluir
  16. Tb acho esse triângulo chato, Luli. Mas ele tá mt bem mesmo e esses dois casais citados por vc foram ótimos. bjsssss

    ResponderExcluir