Fanny Richard é dona de uma agência de modelos e extremamente poderosa. Influente no mundo da moda, a empresária tem sua imagem bastante respeitada. Entretanto, ela na verdade é uma cafetina de luxo. Isso porque a mulher usa várias de suas modelos para o chamado 'Book Rosa', lista de meninas que, além dos tradicionais desfiles e fotos, trabalham como prostitutas para complementar a renda da empresa (e delas também, claro). Os clientes são sempre ricos empresários, que costumam ser bem generosos se utilizando da conhecida 'troca de favores'.
A personagem ainda tem um michê que funciona como seu guarda-costas na empresa. Modelo decadente, o rapaz é sustentado por Fanny há dois anos e no início da novela era humilhado algumas vezes por ela. Mas, Anthony (Reynaldo Gianecchini), depois que se envolveu Giovanna (Agatha Moreira) ---- mais uma modelo contratada para trabalhar no Book Rosa ----, mostrou suas garras, deixando bem claro que ele é quem manda na relação, em uma cena que expôs o lado fragilizado de Fanny, quando a mesma foi tratada feito lixo pelo 'namorado'.
Essa relação tem uns toques doentios, principalmente vindo da dona da agência, que não consegue se desvencilhar deste homem, mesmo depois de protagonizar algumas situações degradantes.
Aliás, é justamente esse relacionamento que expõe um lado mais fragilizado da personagem. Se com as modelos ela se comporta como uma arrogante e fria agenciadora, com o namorado Fanny mostra um lado até submisso. Porém, seu lado dominador aflora várias vezes e há enfrentamentos com Anthony. Só que a dependência sempre acaba falando mais alto e ele é seu verdadeiro ponto fraco. Além de ser um prazer ver Marieta de volta às novelas, é muito interessante vê-la novamente com Reynaldo Gianecchini em cena, após a bem-sucedida parceria de "Laços de Família" (2000/2001). E irônico, uma vez que a trama de Manoel Carlos foi a última da atriz, antes de entrar em "A Grande Família" ----- e agora o primeiro folhetim que marca seu retorno é justamente ao lado de seu colega, que estreou na televisão ao seu lado há 15 anos.
Os atores estão com uma ótima sintonia e claro que o fato de já se conhecerem facilita muito o processo. Mas Marieta não tem brilhado somente ao lado de Gianecchini. Ela também tem feito cenas primorosas com Rodrigo Lombardi, que interpreta o prepotente e obcecado Alex. O rico empresário e a dona da agência sempre trocam farpas quando se encontram, fazendo uma espécie de duelo de poder. O milionário é alvo da constante ambição de Fanny e Angel (Camila Queiroz) havia se transformado na sua galinha de ovos de ouro no início da trama, afinal, era o único jeito que a 'cafetina' tinha para manipulá-lo. Os dois atores sempre protagonizam ótimas sequências, tendo normalmente a ironia e o deboche dominando as negociações. Vale destacar ainda as boas cenas que a atriz faz com Agatha Moreira, Rainer Cadete (Visky) e Fernando Eiras, desde que o mesmo entrou vivendo o estilista Maurice.
E o talento de Marieta Severo é tão admirável que todos os traços da carismática Dona Nenê foram aniquilados logo na primeira aparição da atriz em "Verdades Secretas". Nem parece que ela viveu a doce dona de casa por quase 14 anos. Aliás, também não lembra em nada a Alma, de "Laços de Família", como já mencionado, seu último papel em novelas antes do seriado. Como a tia de Edu era bem prepotente, a atriz corria o risco de repetir acidentalmente alguns trejeitos com a também arrogante Fanny. Mas nada disso ocorre e ela tem se destacado cada vez mais na história tão bem escrita por Walcyr Carrasco.
Fanny nem pode ser considerada uma grande vilã, pois é muito mais fácil identificá-la como uma mulher ambiciosa, manipuladora e que tem um lado obscuro pouco revelado, que evidencia até um certo sofrimento ---- quem sabe uma verdade secreta. Essa personagem é um grande desafio para a atriz, tanto que a mesma não pensou duas vezes para aceitar o convite do autor, podendo se desvencilhar rapidamente de toda a pureza e inocência da esposa de Lineu. Não há dúvidas de que ela é um dos destaques da trama e um dos principais chamarizes, entre os muitos da produção.
Marieta Severo merece todos os elogios que tem recebido e Walcyr Carrasco acertou em cheio ao escalá-la para um papel de tanta importância, que honra toda a trajetória vitoriosa da atriz ao longo de respeitados 50 anos de carreira, completados em 2015. Fanny Richard com certeza já entrou para sua lista de grandes personagens, enriquecendo seu currículo.
Atriz maravilhosa numa novela maravilhosa. Nem acredito que já está no último mês.
ResponderExcluirAté que enfim ela se livrou desse seriado e entrou numa novela ótima. Concordo com o texto.
ResponderExcluirSérgio, ela está incrível. Já considero a Fanny uma das melhores personagens da carreira dela e tem sido um prazer vê-la nessa novela tão viciante. Adorei o texto.
ResponderExcluirMarieta é maravilhosa e foi um desperdício deixarem ela na grande família por quase 15 anos!
ResponderExcluirTexto merecido, Fanny é uma das melhores personagens dela.
ResponderExcluirMarieta está perfeita e a Fany é uma das melhores personagens da novela. Tem sido muito bom ver a parceria com o Reynaldo Gianechini sendo repetida agora com ele mais experiente. E adoro as cenas dela com a Agatha, a troca de ironias é muito boa. Merece prêmios de Melhor Atriz.
ResponderExcluirEla é uma grande atriz e ganhou um grande papel.
ResponderExcluirMaravilhosa Marieta! Merece tudo de bom!
ResponderExcluirA novela tá pegando fogo! Tá pegando desde que estreou. Não perco um capítulo e Marieta no elenco é um dos acertos dessa novela que parece filme!
ResponderExcluirUma das melhores cenas dessa novela foi feita justamente pela Marieta e pela Grazi, quando Larissa cospe na cara da Fanny.
ResponderExcluirEssa novela é pra ser vista todo dia porque se perder um capítulo já era. Marieta está ótima de Fanny e nem lembra mais a Nenê.Queria vê-la também na novela das seis que o Walcyr está escrevendo. Adorei o texto!
ResponderExcluirSérgio, querido, a Marieta está impecável. Fany é uma personagem grandiosa e a atriz tem feito ótimas cenas desde o primeiro capítulo. Aliás, estou fascinada por essa novela. Melhor de 2015 com certeza. Não perco um só capítulo. E também adoro as cenas dela com o Gianecchini, com a Agatha e com o Rainer. Um beijo.
ResponderExcluirAssino embaixo do seu ótimo comentário. Fanny é uma das melhores personagens da Marieta Severo e da novela.
ResponderExcluirConcordo, Lisandra. E passou mt rápido msm.
ResponderExcluirObrigado, anonimo.
ResponderExcluirTb considero, Fernanda. bjs
ResponderExcluirMaravilhosa msm, Felipe.
ResponderExcluirConcordo, Ulisses.
ResponderExcluirMerece sim, Italo. Não só ela, como a novela em si. Abçs
ResponderExcluirMerece, Paula.
ResponderExcluirSão vários acertos, Larissa. E Marieta é com certeza um deles.E parece filme mesmo. bjs
ResponderExcluirEssa cena foi incrível, Yasmin.
ResponderExcluirSeria uma boa, Rafaella. Tb gostaria.
ResponderExcluirConcordo plenamente com vc, Melina. E tb sou fã da novela, melhor do ano. Ela e Sete Vidas. bjs
ResponderExcluirMt obrigado, Elvira.
ResponderExcluirEu não sabia que a Marieta Severo estava longe das novelas há 15 anos, muito tempo mesmo! Excelente atriz! Bom feriado Sérgio! :)
ResponderExcluirBjs
Excelente msm, Bia. bjs
ResponderExcluir