"Verdades Secretas" é um conjunto de acertos e vem mostrando isso em cada capítulo. A trama não perde o ritmo, os personagens são repletos de dubiedades, há um clima de tensão constante no ar e o elenco está primoroso. Mas além de todas estas qualidades e do texto ácido de Walcyr Carrasco, a novela tem uma direção impecável de Mauro Mendonça Filho. E a cena da Cracolândia, exibida nesta primeira segunda-feira de agosto (03/08), já entrou para a lista das mais marcantes desta produção, evidenciando justamente a primorosa direção da obra.
A degradação de Larissa (Grazi Massafera em seu melhor momento na carreira) vem sendo mostrada desde o início da história. Modelo decadente, a personagem vinha garantindo seu maior lucro com o Book Rosa da agência de Fanny (Marieta Severo), cujo dinheiro recebido pelos programas era dado quase que integralmente para a mãe (Divanilda - Ana Barroso), que cafetina a própria filha. O que sobrava ela usava para usar cocaína --- obtida através do seu até então 'ficante', Sam (Felipe de Carolis). Porém, o vício foi ficando cada vez mais forte, até que ela trocou de 'namorado' e conheceu Roy (Flávio Tolezani), outro traficante, que lhe 'apresentou' ao crack.
Foi apenas a gota d`água para transbordar o copo cheio que virou a vida de Larissa. A personagem, que já estava completamente desorientada e viciada, afundou ainda mais. E a imagem da modelo enfiada em uma espécie de barraca, armada no meio da Cracolândia, observando aterrorizada todos aqueles seres humanos se comportando feito zumbis, foi tenebrosa.
Mauro Mendonça Filho conseguiu mostrar uma sequência de quase quatro minutos sem uma fala sequer, apenas exibindo momentos degradantes de viciados vagando por uma espécie de cidade morta. Foi impressionante e o grau de realismo chocou.
A caracterização dos figurantes e a recriação da Cracolândia foram dignas de aplausos. Definitivamente não parecia algo criado especialmente para a cena e, sim, um retrato da triste realidade que corrói a sociedade há tantos séculos. A equipe da novela não gravou esta cena no 'cenário real' porque, claro, era muito perigoso. A reação dos viciados é imprevisível e o risco para todos os envolvidos era grande. Porém, esta 'dificuldade' não fez diferença alguma. O resultado ficou simplesmente primoroso.
E vale elogiar, ainda, a sacada de mestre do diretor de exibir este momento de puro desespero logo depois da cena de um ensaio fotográfico glamouroso, protagonizado por Giovanna (Agatha Moreira) e Léo (Raphael Sander), fotografados para a divulgação de uma revista adolescente. A expressão "Do luxo ao lixo" foi construída perfeitamente. O mundo da fantasia, do sonho da elegância e da riqueza, em contraponto ao horror do mundo real, que não poupa ninguém. Uma ironia necessária e um tapa doloroso na cara do público. É preciso ressaltar novamente, inclusive, que não houve falas. Foram apenas imagens. Tristes imagens. As verdades secretas da sociedade expostas. Nuas e cruas.
Mas claro que a competência do diretor, e de sua equipe, não foi exposta somente agora e nesta cena. Mauro vem mostrando um entrosamento perfeito com Walcyr Carrasco desde a estreia. Aliás, o autor e o diretor estão na terceira parceria bem-sucedida. Eles também trabalharam juntos no remake de "Gabriela" e em "Amor à Vida", duas novelas de grande sucesso. Agora, na primeira trama das 23h inédita, eles consolidam esta competente dupla e repetem o êxito. Algumas outras cenas que merecem menção, destacando a maravilhosa direção, são a do strip feito por Angel (Camila Queiroz) em um 'show particular' para Alex (Rodrigo Lombardi) ---- com efeitos psicodélicos lindíssimos ----, a da festa na boate (onde rolou um festival de sedução e uso de drogas) e todas as sequências envolvendo ensaios fotográficos.
"Verdades Secretas" segue impecável e a instigante novela das onze tem na direção precisa de Mauro Mendonça Filho uma de suas inúmeras qualidades. Após várias cenas extremamente bem realizadas, foi surpreendente e chocante assistir ao conjunto de imagens de uma Cracolândia 'construída' pela ficção, mas que retratou fielmente o horror daquelas pessoas que ali vegetam. O olhar aterrorizado de Larissa refletiu a expressão de muita gente que acompanhou toda esta impressionante sequência, digna de aplausos.
Que novela! "Verdades Secretas" tem cara e ritmo de uma série. Um trabalho perfeito. Melhor novela no ar e na minha opinião a melhor das 23h. Walcyr conseguiu fazer uma ótima novela, que arrebatou o Brasil e principalmente o Twitter. O elenco está a cada dia melhor, só há um ator ruim, Pedro Gabriel. Ele causa vergonha alheia e é uma lastima ver um ator tão ruim entre tantos que se destacam, uma exceção. Os maiores destaques sem sombra de duvidas são Camila Queiroz, Agatha Moreira e Grazi Massafera.
ResponderExcluirAchei estranho, Sérgio, vc não ter escrito nada dessa cena. Pensei até que vc não tinha visto. Mas agora sim. hehe Concordo com tudo, a cena foi divina e Grazi deu show. O Mauro tá fazendo um trabalho impecável e tem sintonia perfeita com Walcyr. Seu texto está primoroso!
ResponderExcluirCena forte e muito bem dirigida mesmo. Fiquei pasma.
ResponderExcluirCena incrível. Novela incrível. Direção incrível. Elenco incrível. Autor incrível.
ResponderExcluirSérgio, querido, essa novela está fantástica! Walcyr emplacando mais um sucesso na sua carreira. Estou fascinada e não perco um capítulo. Quanta tensão na história e quantas verdades secretas sendo expostas. Por isso que a Globo pede pro autor emendar tantas novelas. Só trama boa! E Grazi vem surpreendendo. Um beijo.
ResponderExcluirNão sei como o Walcyr tem conseguido manter um ritmo tão bom. E essa direção está primorosa mesmo e achei a cena da cracolândia terrível. Foi muito real e bem feita. PR aplaudir de pé mesmo, Sérgio. Ótimo e merecido o seu texto. Abraço.
ResponderExcluirNão dava nada por essa novela e calaram minha boca. Não deixo de ver um dia e já acho que é a melhor novela do ano.
ResponderExcluirEssa novela é surpreendente e cheira a tragédia. Os capítulos são viciantes e essa sequência da cracolândia foi digna de cinema. Grazi é uma atriz. Seu texto está impecável e ainda é uma aula de educação social.
ResponderExcluirO Walcyr é uma fábrica de fazer novelas e você é uma fábrica de fazer textos. Não sei como arruma tanta inspiração.
ResponderExcluirUma novela de extrema qualidade com uma trama forte. Considero a melhor novela das 23h até agora. E é um sucesso. Essas imagens da Larissa afundada nas drogas foram dolorosas e muito importantes.A Grazi está sendo desafiada e tem correspondido.Seu texto está muito bom e forte como a novela.Parabéns!
ResponderExcluirNovelão mesmo, Thales. A melhor no ar e até agora empato com O Rebu como melhor das 23h. Walcyr está inspirado e a trama é sensacional. Merece todo o sucesso que vem fazendo.
ResponderExcluirNão podia deixar passar, né, Andressa? rs Essa cena foi perfeita. Incrível e tenebrosa. Show de novela.
ResponderExcluirTb, anonimo.
ResponderExcluirBem isso, Ulisses.
ResponderExcluirMt obrigado, OX. E eu tb não sei como o Walcyr consegue. A novela tá eletrizante. Abçs
ResponderExcluirEu já apostava, anonimo, e a novela confirmou todas minhas expectativas.
ResponderExcluirNossa, obrigado, Denise. bjs
ResponderExcluirObrigado, Karina. Não é fácil não. rs bjs
ResponderExcluirMt obrigado, Olimpia. E a novela está incrível msm. Essa sequência foi primorosa e surpreendente. Pra chocar msm. bjs
ResponderExcluirElton, eu sempre fui admirador do Walcyr e ele é uma fábrica de sucessos. Mas tirando a sua crítica em cima das novelas dele antes de Amor à Vida, eu assino embaixo do seu excelente comentário. Foi embasou muito bem seus argumentos e concordo com vc. Abraço.
ResponderExcluir
ResponderExcluirOlá Sérgio,
Desculpe a demora em vir agradecer sua passagem pelo meu recanto, deixando votos de boas férias. Obrigada pelo carinho. Você é especial.
Suas considerações acerca de 'Verdades Secretas' estão pra lá de perfeitas. Excelente! Você escreve e se expressa muito bem. Concordo na íntegra. Fiquei impressionada com a cena de Larissa na dita Cracolância. Quanto lamento pelos viciados! E aquela criança chorando?? Fiquei tocada e chocada.
A trama está muito envolvente e bem dirigida. Não perco.
Até breve.
Abração.
As sequências foram de extremo realismo , e Grazi Massafera convenceu no papel.
ResponderExcluirSergio, não vejo a novela, mas já li algumas notas elogiosas relativas à interpretação de Grazi. A Vera assiste e costuma comentar algumas cenas. Está gostando muito. Bjs.
ResponderExcluirEu que agradeço seu carinho, Vera. Bom descanso! E a novela tá boa demais. A cena da criança chorando foi dilacerante mesmo. Obrigado pelo elogio. bjs
ResponderExcluirExatamente, Elvira.
ResponderExcluirA novela é mt boa, Marilene. Vc deveria ver que nem sua irmã. rs Bjsss e boa semana.
ResponderExcluirAssisti vários capítulos da novela, do escritor ao elenco, todos merecem aplausos, que as cenas degradantes sirvam de lição aos nossos aliciados jovens. Parabéns p' post.
ResponderExcluirQue venha outra com um tema mais suave,quem sabe não passeia ai pelas mentes pensantes uma novela sobre filhos adotivos...
Grata pela visita ao meu blog.
Abçs!