A novela das onze começou promissora e algumas semanas depois se revelou uma enorme decepção. Após essa queda visível de qualidade ---- onde o remake se encontrava estagnado, sem o atrativo do realismo fantástico e com poucos conflitos ----, pode-se dizer que a trama melhorou nos últimos capítulos. Nada que a tenha transformado em uma maravilhosa e imperdível história, entretanto, uma evolução pôde ser vista. O capítulo exibido na última sexta-feira (23/08), por exemplo, exibiu a maestria de dois grandes atores e foi merecedor de muitos elogios.
O reencontro protagonizado por Tibério Vilar e Candinha Rosado, após anos de afastamento por causa da tradicional briga das famílias, foi lindo e proporcionou uma cena impecável para o telespectador. Tarcísio Meira e Fernanda Montenegro deram uma verdadeira aula de interpretação, onde a simples troca de olhares ficou maior e mais explicativa do que qualquer fala proferida.
Tibério e Candinha pareciam dois adolescentes perdidamente apaixonados se encontrando escondido dos pais. A inocência dos carinhos e os olhos lacrimejados foram os grandes 'protagonistas' do reencontro, evidenciando o amor que nunca foi esquecido ou apagado. A chance da sequência ficar piegas era
grande, afinal, a situação que envolve o casal é carregada nas tintas e tipicamente novelística. Mas, obviamente, quando há dois atores com 'A' maiúsculo, todo e qualquer risco de 'erro' fica quase nulo.
"Nunca esqueci o som da sua voz durante todos esses anos! Eu te ouvi sempre, aqui na minha cabeça." "E eu acordei a minha vida inteira ouvindo o som do seu sorriso no ar. Aí eu achava que você estava perto, mas então eu entendi que era apenasmente um sonho." "Não. Agora eu estou aqui, meu querido, ao seu lado." "Agora eu sei que é de verdade. Eu lembro tanto do toque macio das suas mãos. Minha querida Cândida." Esse foi somente um trecho do bonito diálogo do casal que foi brilhantemente dito por Tarcísio e Fernanda. Uma cena que merece entrar na lista de melhores da teledramaturgia.
A dupla de veteranos estava apenas precisando de uma oportunidade para se destacar. Desde a estreia do remake, tem sido perceptível que Tarcísio Meira e Fernanda Montenegro não fazem parte da 'turma' que aparece sempre. Seus personagens são coadjuvantes que servem apenas como 'orelhas' dos demais. São quase conselheiros. E sem dúvida é uma situação que merece críticas, afinal, "Saramandaia" tem um elenco enxuto, ou seja, não há desculpas para o pouco destaque de alguns papéis. Principalmente em se tratando desses dois nomes de peso.
Porém, a tocante cena do reencontro de Tibério e Candinha colocou seus intérpretes em uma merecida posição de destaque, evidenciando a maestria da dupla. A situação ainda foi interessante para a história, uma vez que a troca de carinhos acabou humanizando os personagens, caracterizados até então pela rabugice.
Tarcísio Meira e Fernanda Montenegro são atores que já estão acostumados a colecionar elogios. Suas respectivas trajetórias profissionais e o currículo repleto de grandes trabalhos já mostram com clareza o talento desses ícones das artes dramáticas. Portanto, juntá-los em cena só poderia resultar na linda e impecável sequência que foi exibida. O telespectador que ficou em casa, em plena sexta-feira à noite, assistindo ao remake de "Saramandaia", ganhou um presente e tanto do autor Ricardo Linhares.
Cena do casal para quem não viu: http://tvg.globo.com/novelas/saramandaia/videos/t/cenas/v/emocionados-candinha-e-tiberio-relembram-o-passado/2779152/
Parabéns Sérgio pelo post!!!
ResponderExcluirVc disse tudo.O olhar dos dois foi o que mais evidenciou o quão talentosos Tarcísio e Fernanda são.
Foi de aplaudir de pé.Não é a toa que eles são consagrados e considerados pela crítica em geral!!!
Abração Sérgio!!!
Eles arrasaram nessa cena, os dois são perfeitos, monstros sagrados da teledramaturgia, sem dúvida.
ResponderExcluirBjoBjo querido;)
Celina Alves
Luxos e Luxos
Olá!Bom dia
ResponderExcluirSérgio
Parabéns pela análise!!!!
Não é a toa que eles são monstros sagrados.Muito talento e carisma.
Essa cena destacada foi muito linda mesmo!
Eu gostei que vc está colocando o link do vídeo no rodapé do post.
Obrigado
Bela semana
Abraços
Eles dois estão em um patamar acima e não é de agora q demonstraram seus talentos. Excelente crônica, Sérgio. Boa semana.
ResponderExcluirEu não assisto,mas dá pra imaginar a dupla! abração,linda semana,chica
ResponderExcluirBem, Sérgio, parei de acompanhar Saramandaia pelo fato de a história não ter me conquistado como fizeram as antecessoras, mas andei reparando em algumas cenas de duas semanas pra cá e a trama "andou" um pouco: a primeira conversa (ainda virtual) entre Candinha e Tibério, graças aos netos; a vitória dos reformistas; as asas de João Gibão sendo reveladas ao médico Rochinha e a Vitória revelando a Zico que Zélia é sua filha. Boas cenas, mas nada que se compare à emoção desse reencontro e ao presente que o autor nos deu com esses dois mestres. Uma emoção ímpar.
ResponderExcluirFernandona e Tarcisão são merecedores de todo o sucesso que conquistaram com suas admiráveis carreiras e essa cena foi mais uma prova disso. Um acerto de Saramandaia em meio a um conjunto de obra pouco atrativo. Abçs!
oi Sérgio
ResponderExcluiracompanho muito pouco, mas já deu para perceber que eles perderam uma grande oportunidade de serem felizes juntos. O ódio e a discórdia foram maiores.
E agora os netos na mesma situação, porém percebemos que devido a época são mais ousados e determinados, com certeza vão lutar contra tudo e todos que queiram separa-los.
tenha uma ótima semana =)
Ah, uma sugestão minha ao colocar diálogos: considero que colocar o travessão antes dos mesmos e cada frase em uma linha própria fica mais confortável pra leitura. Ex:
ResponderExcluir(...)
-- "Nunca esqueci o som da sua voz durante todos esses anos! Eu te ouvi sempre, aqui na minha cabeça."
-- "E eu acordei a minha vida inteira ouvindo o som do seu sorriso no ar. Aí eu achava que você estava perto, mas então eu entendi que era apenasmente um sonho." (...)
Sérgio, concordo que Fernanda e Tarcísio brilharam. Lembrei de outras cenas tão emocionantes quanto esta: a de Yara Côrtes e Paulo Gracindo, em O Casarão; de Laura Cardoso e Lima Duarte, em Caminho das Índias. As atuações destes veteranos são dignas de se aplaudir de pé.
ResponderExcluirAssim como o Thallys, achei linda a cena do dr. Rochinha descobrindo as asas do João Gibão, sob o olhar emocionado da Leocádia. Soberbos desempenhos de Renata Sorrah, Sérgio Guizé e André Frateschi.
Oi, Sérgio!
ResponderExcluirAqui no Brasil não temos a sabedoria de aplaudir a experiência e por isso muitos profissionais se acham velhos, sonham com a aposentadoria e às vezes vão morrendo aos poucos, pois não produzem.Olhando para esses dois atores eles tiveram e têm sabedoria para continuarem produzindo, não se envergonham das rugas,pela postura de cada um, despem-se da vaidade pelas personagens. Vê-los na ativa e tão apaixonados pelo que fazem é um grande espetáculo.
Bjs
Ah! Sérgio, eu perdi esse capítulo, não é sempre que assisto, mas sem dúvida eles são monstros sagrados da teledramaturgia. beijos e tenha uma semana feliz.
ResponderExcluirOi, Sérgio! Esses dois sempre ficarão marcados como ícones da tv brasileiro. Tarcísio Meira, mesmo enraizado, consegue ser fantástico! E a Fernanda...nem se fala! Um abraço!
ResponderExcluirOi Sergio
ResponderExcluirTalento e experiência quando se juntam só pode resultar em cena memorável.
Assisti agora, lindíssima cena, interpretação emocionante e o texto também.
Beijos
Como é bom ver dois grandes astros juntos! Foi mágico o encontro, as expressões, a sensibilidade mostrada. Perfeito! Bjs.
ResponderExcluirQue cena maravilhosa!!!!!Gostei do seu texto be eu sou maluco por TV.....
ResponderExcluirMuito obrigado, Bruno! Abração!
ResponderExcluirVerdade, Celina. bjsss
ResponderExcluirPois é, Felis, postei o link da cena porque sei que a novela não tem feito sucesso, então muitos não viram. Foi uma grande cena. abçssss
ResponderExcluirSem dúvida, Eder. Muito obrigado. abçsss
ResponderExcluirChica, postei o link para quem não viu ver se quiser. bjs
ResponderExcluirNão vejo Saramandaia sempre Thallys, porque também não me conquistou, mas ainda vejo com mais frequência do que Flor do Caribe. A novela andou um pouco mas está longe de ser incrível. Isso não acredito que tenha solução.
ResponderExcluirOs dois deram um show mesmo e foi uma cena linda. Hoje ainda teve a continuação. Também gostei das demais cenas citadas por vc.
Já cheguei a colocar os diálogos assim, mas acaba quebrando a estrutura dos parágrafos. E não é sempre que eu posto diálogos, então opto por deixá-los assim mesmo. Abçs.
Elvira, essa cena do Casarão eu cheguei a ver no Video Show uma época e achei linda mesmo. Os veteranos sempre brilham. As cenas citadas foram muito boas mesmo. Bjssss
ResponderExcluirOi Bell, foi isso mesmo. A trama é clichê mas os atores abrilhantaram a cena. bjssss
ResponderExcluirQue excelente comentário, Cléu. Posso assinar embaixo? Então assino. bjssss
ResponderExcluirEles são ícones, Barbie. Bjs e boa semana.
ResponderExcluirVerdade, Bia. Pra que se mexer quando se é Tarcísio Meira? rs Fernanda é maravilhosa demais. Bjão
ResponderExcluirVan, foi um conjunto maravilhoso e a junção desses dois foi um presente pro público. bjssss
ResponderExcluirFoi mágico mesmo, Marilene! Cena linda. bjs
ResponderExcluirBily, obrigado. E se vc é louco por tv veio ao lugar certo. rs abçsss
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEles dispensam comentário agora vc acha que Sophie Charlotte é melhor que Fernanda Montenegro ou pode ser ela no futuro?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJhwz, Fernanda é insuperável. Aliás, é impossível responder essa sua pergunta, que aliás, cheguei a pensar que era um deboche. Sophie está impecável em Sangue Bom mas ainda tem muito o que caminhar.
ResponderExcluirNao era um deboche, era uma brincadeira debochada rs
ResponderExcluirOu seja, eu estava certo.
ResponderExcluirSó eu acho que post falando de Fernanda Montenegro e Tarcísio Meira merecia mais comentários?
ResponderExcluirEssa novela é pouco vista.
ResponderExcluirverdade
ResponderExcluir