A mãe que mora com o filho e transforma a vida da nora em um inferno é um tipo mais do que comum nas telenovelas. E como "Lado a Lado" é uma trama que abusa dos clichês novelísticos, nada mais natural do que contar com a presença de uma personagem dessas. Inicialmente o papel tinha sido escrito para a grande Joana Fomm, mas infelizmente a atriz recusou o presente, uma vez que achou Eulália muito parecida com a clássica e inesquecível Perpétua, vilã vivida pela atriz em "Tieta". Apesar de ter sido uma lástima a recusa de Joana --- privando o telespectador de vê-la de volta às novelas após tantos anos afastada ---, é fato que não poderiam ter escolhido uma substituta melhor.
Débora Duarte está fantástica no papel e sempre brilha nas vezes em que aparece. Embora faça parte de um núcleo pequeno e não apareça com tanta frequência, a atriz valoriza cada cena e transformou Eulália na melhor personagem do núcleo do delegado Praxedes (Guilherme Piva). Os constantes conflitos com
Sandra (Priscila Sol) e Teresa (Susana Ribeiro) são sempre hilários, por mais detestável que seja a matriarca da família. E a atriz conseguiu fugir da caricatura, imprimindo na Dona Eulália características que o telespectador identifica em pessoas do próprio círculo familiar.
Após ter participado da fraca "Tempos Modernos", vivendo a governanta Tertuliana, e de ter emocionado na pele de Amália em "Cordel Encantado", a atriz volta em um papel pequeno mas muito divertido. E o lado bom em ter um elenco menos numeroso é justamente esse: poder destacar todos os atores, inclusive os que fazem parte dos núcleos de menor importância.
A mãe do delegado Praxedes está sendo muito bem interpretada por Débora Duarte, que merece o devido reconhecimento pelo belo trabalho apresentado até então. Em meio a tantos personagens interessantes e bem escritos, sua detestável e cativante Dona Eulália é apenas mais uma a brilhar na ótima história de "Lado a Lado".
37 comentários:
Não assisto essa novela mas sobre a Joana fomm ter recusado o papel em questão por ser parecido com a perpétua não há duvidas: pela foto ai é identica! Olha o vestidão preto, o cabelo, igualzinho. Aliás qdo olhei rapido a primeira vez achei que era ela, kkkkkk.
Abrçs.
Ah, sobre o post anterior qdo eu citei Avenida Brasil foi quanto ao fato de tambem ter personagens e estorinhas paralelas que nada tinham a ver com a estoria principal, pelo contrario, destoavam completamente. Novela tem protanistas e coadjuvantes mas tem que haver um elo entre eles e uma importancia no desenrolar dos fatos, não adianta ter poucos personagens mas não terem importancia nenhuma na estoria, só estarem ali pra fazer gracinhas. Pode até ser comico, mas tem que interagir com o restante da "trama"(se é que AB tinha trama). Bom, se vc assiste "guerra dos sexos" entende o que quero dizer...
Olá amigo, eu gosto muito dela, e realmente ela está muito bem no papel, aparece pouco mas qdo aparece nos faz parar p prestar atenção nela, é uma grande atriz! Abraçoss
Oi amigo, tudo bem?
Bela análise de conteúdo, pois eu gosto bastante dessa atriz, a Débora Duarte! Lamento tanto não poder assistir a novela, devido ao horário!!
Puxa, não estou com muita sorte nos último dias no quesito tv, Sérgio... pois até já te falei que a minha pifou : queimou todas as lâmpadas internas...kkkkk e ainda está lá no técnico!
Ma passando aqui sempre fico inteirada dos acontecimentos!!
Abração e excelente semana tá?
É curioso observar nesta novela tambem que além da Eulália ser uma cópia da Perpetua o visual da Constancia(Patricia Pillar) tambem é identico ao de outra personagem famosa: a bruxa do 71 do Chaves, é ou não é?
Não sabia desse convite a Joana... e sim lembra muito a personagem Perpétua. Nessa época era bem usual morar junto com os sogros e deve ser daí que surgiu esse relacionamento tão bacaninha entre noras e sogras rsrsrs,
Beijuuss Sérgio
Concordo, Sérgio. Está sendo muito bom rever Débora Duarte e num papel tão marcante. Gosto das cenas em que Eulália se mostra interesseira e força o Teodoro e família rica dele a proporcionarem uma vida mais "confortável" para ela.
Só posso dizer #FATO
Sérgio, mais uma vez destaco a sua excelente crônica. Abçs.
Bem, Sérgio, o que dizer da Débora? Tão genial que dispensa mais comentários. Ela tirou a sorte grande nos dois últimos papéis (Cordel e LaL). Eulália poderia muito bem ser transformada numa vilã, no entender de alguns, mas suas ironias são tão divertidas que não dá pra "odiá-la". Débora merece sempre nossos aplausos. Abçs!
Olá Sergio, tudo bem?
Olha só eu nunca me simpatizei com a Débora em seus papéis a achava sempre muito exagerada, nem sei te explicar direito do porque.
Porem de relance que vi um episodio, realmente este papel lhe caiu bem, não por ser exagerada, mas sim passar uma raivinha do que ela fez a nora.
Então quer dizer que ela esta indo muito bem interpretando esta víbora de sogra,na verdade até é cômico.
Quanto a Joana recusar o papel por lembrar da Perpétua,concordo com ela, quanto a aparência.
A Perpetua ficou na memoria de muitos telespectadores.
Aproveitando para agradecer sua visita carinhosa e te desejar uma ótima quinta feira.
Beijinhos.
Amo novelas de época, pena que não estou vendo, Sérgio... essa atriz é muito boa mesmo. =] beijos
Sérgio, querido,
AMO a Dona Eulália!!! Apesar de aparecer menos do que eu gostaria, a personagem da Débora Duarte sempre marca de alguma forma, seja na comédia, seja nas intrigas... Depois do núcleo da Laura, o do Praxedes é o que eu mais curto.
E, como você comentou, a Débora é dessas atrizes que só precisam de alguns segundos para roubar a cena. Que atriz maravilhosa! E que personagem incrível. ;)) Por vias tortas, ganhamos uma atriz e tanto para defender a sra. Praxedes!
Agora, estou na expectativa para a descoberta do filho da Sandra. Tenho certeza de que a Débora Duarte vai nos presentear com outros grandes momentos!
Beijão, querido.
Olá!Bom dia!
Sérgio
Bela análise.
Incrível , mas quando "bati" os olhos, a primeira imagem que veio foi da Pérpetua. Portanto, Fomm fez bem em não aceitar.
Gosto muito da Débora Duarte, que é excelente atriz, tanto na comédia , como em papéis dramáticos.
Meu carinho!
Bela quinta feira
Abraços
Olá, tudo bem? Admiro o Lazaro Ramos e tal, mas essa novela Lado a Lado não me prende...Abraços e Bom Carnaval! Fabio www.fabiotv.zip.net
Ela é uma ótima atriz e está "irritante" na novela. Mas eu me divirto com sua interpretação.
Você tem razão, quando não há muitos atores, todos têm oportunidade para mostrar seu talento. Bjs.
Engraçado, Sérgio, eu ainda não prestei atenção na atuação dela... vou observar! Beijo!
ola Sérgio,
adoro a D. Eulália..uma das minhas favoritas da novela, Débora tá arrasando mesmo
falando sobre em comentário acima...cara acho que tu precisas usar óculos...comparar o figurino da Baro com a Bruxa do 71????
ela temo melhor figurino da novela, cd modelito que é um luxo só..mas td bem...como diz meu pai, gosto é que nem c*...cada um tem um...
Cat
Paulo, eu entendi o que vc quis dizer e por isso mesmo disse que não tinha a ver com o texto. Me referi à falta de importância das histórias e ao pífio destaque dado a ótimos atores da emissora. Todos os núcleos de Avenida Brasil tinham ligação, até msm o Cadinho se uniu ao Divino na reta final. Mas ainda que não tivesse, não cabe comparação porque todos os atores foram valorizados. Abraços.
Oi Kellen. Sou fã da Débora. Bjssss
Oi Adriana! Obrigado pelo carinho. Sim, também gosto muito da atriz.
Jura que até suas lâmpadas queimaram? Que dias, hein? rsrs Beijão.
Anônimo, vc deve estar se referindo a um vestido azul que Constância usou na primeira fase. Mas foi só uma vez e aquilo foi uma piada da internet. abraço.
Oi Regina. Pois é, a linda relação entre sogras e noras vem de séculos atrás! rsrs bjsss
Oi Elvira, concordo plenamente. E a cena de hoje quando ela comeu um frango com a mão e deu vários cortes no Teodoro? rs Bjs
Obrigado pelo comentário, Tri! bjssss
Obrigado, Eder. Abraço.
Oi Thallys. Sem dúvida. Pena que em Cordel ela e o Tony Tornado deram umas sumidas. Eulália nem é vilã, é amarga mesmo. Mas hilária. Abraços!
Oi Verinha. Jura? Eu sempre a admirei muito. Realmente o visual da personagem é igual ao da Perpétua, mas acho a personalidade diferente. Quero ver Joana de volta às novelas logo. bjs
Oi Barbie, é ótima. Bjssss
Oi Vanessa. Também tenho certeza que a Débora vai dar show quando Eulália descobrir a verdade sobre o bisneto. Será uma cena ótima, não tenho dúvidas. Beijão.
Oi Felis. Difícil duvidar da capacidade da Débora. Ela sempre foi uma grande atriz. Abraços
Oi Fabio. Eu não falei do Lázaro nesse post, vc errou de texto. abçs
Pois é ,Marilene, quanto menos atores melhor para que todos ganhem o devido destaque. Isso ocorre em Lado a Lado. ps: só lamento o caso do Werner Schunemann. Bjsss
Ok, Ju. bj
Oi Cat! Ela está excelente mesmo. Quanto ao anônimo, creio que ele tenha se referido a uma piada que rolou na internet meses atrás. Já passou há tempos e ele não se atualizou. rs Bjsss
Oi Sérgio!
Post perfeito.
Adorei quando vc escreveu
que a 'atriz conseguiu fugir da caricatura,imprimindo na Dona Eulália características que o telespectador identifica em pessoas do próprio círculo familiar.'
É bem isso mesmo!Na minha família tem.rsrs
Débora Duarte é ótima.Sempre.
Bjs!
Oi Clau. Que família que não tem, né? rsrs Ela tá ótima mesmo! Bjão
Postar um comentário