sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Casseta & Planeta: o acerto do término

O Casseta e Planeta nos seus bons tempos era inigualável. Hubert, Reinaldo, Bussunda, Beto Silva, Claudio Manoel, Helio De La Pena, Marcelo Madureira e Maria Paula faziam um humor ácido e extremamente avançado. Não tinha como não rir das paródias políticas e das Organizações Tabajara.


Porém,o programa foi se desgastando aos poucos e começaram a surgir personagens chatos, cansativos e que não faziam mais ninguém esboçar um riso sequer. Alguém ri da Acarajete Love? Ou do Guerreiro, o Bombeiro? As piadas não tinham mais o mesmo impacto de antes.

Com o surgimento do Pânico na Tv e CQC, as comparações eram inevitáveis. Os dois programas viraram mania e conquistaram o público. Com isso, as críticas que os cassetas sofriam começaram a se intensificar.

Ao contrário do que muitos pensam, o programa já estava esgotado antes da morte do Bussunda. O que ainda salva  são as paródias das novelas, pois as caricaturas de Pegassione são hilárias. E todas as novelas que eles já debocharam? Esculachos de Família (Laços de Família), O Siliclone (O Clone), Chocolate Cumprimenta (Chocolate com Pimenta), Baleíssima (Belíssima), dentre tantas outras. Isso continua tão bom quanto antes (destaque para a perfeição com que Hubert imita Fernanda Montenegro). Mas o programa não se baseia só nisso.

O programa vem perdendo audiência ao longo dos anos (foram 14 pontos  em 10 anos). Passione marca 39, indo aos 40 ultimamente, e quando se inicia o programa o ibope cai para assustadores 23 pontos, mas ainda continuando na liderança. Com isso se acendeu o alerta na Globo e provavelmente fez com que a emissora tomasse providências. Tudo bem que foram eles que decidiram encerrar a atração, mas a empresa deve ter dado uma "forcinha"e com razão.

Apesar de tudo isso, não podemos apagar o que eles fizeram no humor nacional. Eles foram os pioneiros nos ataques bem humorados à política do nosso país e a toda a hipocrisia em que vivíamos e ainda vivemos. Merecem todos os elogios e reconhecimento por isso, mas era necessário esse encerramento da atração. Aliás,até passou do tempo, pois como mencionado, o programa já não tinha graça há muitos anos.

Que agora todos os integrantes corrijam os erros, observem que o humor atual não é mais igual a antigamente e consigam criar um novo programa que seja realmente novo e não apenas um Casseta e Planeta com novos quadros, mas com a mesma essência.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Notícias que mudarão sua vida - parte 2

Globo.com: Isabeli Fontana e Falcão são vistos trocando beijos em tarde romântica.

Terra: Danielle Winits e Jonatas Faro vão para Hotel após casamento.

Fabíola Reipert: Latino admite não ser fiel.

Extra: Ex de Janaína Jacobina diz que vai processá-la e fala que ela tentou se matar.

Uol: Restart terá seu filme lançado.

Uol: Fiuk sai da banda Hori.

Extra: Fernanda Paes Leme diz que está muito feliz solteira.

Extra: Justin Bieber se compara a Ronaldinho Gaúcho.

Globo.com: Rhianna diz que espera não ficar como Alcione aos 50 anos.

Globo.com: Joe Jackson devora rabada e ovo de codorna.

Uol: Veja quem a atriz Danielle Suzuki já namorou.

Uol: Cléo Pires dança em festival de músicas estrangeiras.

Ego: Fernanda Pontes mostra seu vestido de noiva.

Uol: Juliana Paes avisa que seu filho só nasce no Natal.

Ego: "Chorei muito assistindo ao filme",diz Murilo Rosa.

Ego: Débora Secco vai a festa com Roger Flores.


Acho que já está bom,né?Já estão bem mais informados!

sábado, 4 de dezembro de 2010

A polêmica do segredo de Gerson

Quando finalmente Gerson resolveu contar seu famigerado segredo em Passione, o público se revoltou.
"Mas foi só isso? Que bobagem! Silvio de Abreu é ridículo! Tanta demora para isso..."  Essas foram algumas das diversas opiniões que as pessoas tiveram sobre a revelação.

Resumindo, Gerson falou para seu psiquiatra que tinha tara em "sexo sujo", sentia tesão em tudo quanto era cheiro fétido, ambientes nojentos. Gostava de ver mulheres sendo violentadas e quase estuprou sua esposa (a mala da Diana na época) quando a mesma descobriu seu segredo.

É ou nao é uma revelação forte demais para os telespectadores acharem uma bobagem e ficarem decepcionados? Sim é. Mas o grande problema foi a maneira como isso foi contado.
Gerson começou as suas revelações de uma forma muito abrangente dizendo que ia em todo tipo de site pornográfico e afins.

A partir desse momento o público já se revoltou, pois afinal todo adolescente faz isso. E isso só piorou quando ele continuou sua revelação. Disse que quando era adolescente pagava para prostitutas fazerem sexo, mas ele nao participava. Ora, e daí? O texto foi infeliz ao mencionar "uma mulher imensa", como se toda pessoa gorda fosse anômala por ter uma vida sexual. Também foi péssimo o comentário sobre "gostar de ver homossexuais se pegarem em banheiros sujos" (como se todo gay tivesse relação nesses locais).

Após todas essas besteiras ditas é que realmente veio a parte forte da declaração, mas aí já era tarde demais. O estrago já havia sido feito, pois Silvio de Abreu enfeitou tanto o texto que quando chegou o momento onde o personagem apresentava seus reais distúrbios, o telespectador já estava entediado e decepcionado.

O probema do Gerson é grave e não uma besteira como muitos disseram. Mas por pressão do patrocinador do personagem (a novela é cheia de merchandinsing como vocês bem sabem) ou por medo da censura que hoje em dia se chama "classificação indicativa ou Ministério Público", ele floreou demais o que deveria ser direto e objetivo.

Tirando essa falha, a história de Gerson foi bem coerente com os fatos apresentados ao longo da trama.E a novela vem retomando seu rumo, pois Clara (ótima Mariana Ximenes) voltou com suas vilanias, Daisy Lúcidi retornou à novela com sua pérfida Valentina e Cleyde Yáconis idem. Quem sabe agora teremos aquela velha 'Passione' de volta...